A partir de hoje, vamos trazer para você, pequeno lojista, dicas para aumentar o engajamento, seguidores, visitas e vendas em sua loja virtual. Serão “Pílulas de Vendas“, ( #pilulasdevendas ) com doses diárias para ampliar seu conhecimento e turbinar seus negócios online. Leia e faça a lição de casa, treinando e aplicando em suas estratégias de marketing no dia-a-dia.

Vamos lá?

Você já ouviu falar em SEO para loja virtual? Se você tem um e-commerce, esse é o passo número zero para sua loja ganhar visitas orgânicas a médio-longo prazo.

Você sabe como um produto aparece antes do que o outro quando fazemos uma busca no Google? SEO!

Resumidamente, SEO – Search Engine Optimization – são otimizações no seu site, blog, e-commerce para que o Google (e outros buscadores como Bling) te coloque melhor posicionado quando alguém buscar algo.

Quem define esse posicionamento são “robôs” que são programados para medir uma série de fatores para determinar a posição de seu site. Mas tem uma parte “chata”: ninguém sabe quais são esses fatores, ou melhor, sabe-se alguns das centenas que são programados e, são exatamente nesses fatores conhecidos que vamos trabalhar em nossa loja virtual.

Há quem ache um saco colocar longas descrições – produto por produto. Realmente, não é fácil; é trabalhoso e toma bastante tempo. Mas será que todo o seu esforço não valerá a pena quando suas visitas aumentarem devido às técnicas que aplicou na sua loja virtual?

Como colocar minha loja virtual na primeira página do Google?

 

Sem blá blá blá, vamos direto ao ponto e contar para você as dicas básicas para você aplicar hoje em sua loja.

Antes de mais nada, abra o site de buscas de palavras-chave Google Trends. É nele que você vai definir qual melhor palavra para usar.

Por exemplo: se você vende roupas para bebê e vai cadastrar um body, qual melhor termo para se usar? Body infantil? Body para criança? Body para bebê? É nessa ferramenta que você vai ver o volume de buscas no Brasil para cada uma delas.

Em “explorar tópicos”, digite “body infantil” e aperte enter. Na próxima página, ao invés de “Todo o mundo”, coloque somente no Brasil. Lá em cima, em “+ comparar”, clique e digite “body para criança”. Repita o processo adicionando “body para bebê”. Veja o resultado e defina qual o termo mais buscado no Google. É esse que você deve utilizar.

 

Exemplo de Google Trends

1 – Nome do produto é muito importante no SEO para loja virtual

Coloque todos os termos que alguém buscaria no Google:
Ex: Body Infantil de Algodão do Mickey para Carnaval

 

2 – Descrição do Produto

Faça um texto explicativo, sem economia de palavras. Fale sobre o tecido, tamanho, conforto, marca e sempre coloque as palavras-chave na descrição. Se a palavra-chave ficar muito repetitiva, use sinònimos. Seja criativa na descrição; faz de conta que você está falando com outra mãe que não sabe nada sobre o produto.

Jamais republique descrição de outra loja. O Google pode te penalizar por isso.

 

3 – Nome nas imagens

Tire boas fotos e nomeie-as conforme o que representa. O Google não entende que foto é aquela que chama DSC2376.jpg. Mas se você colocar body-infantil-algodao-carnaval.jpg, você terá um ponto a mais no rankeamento! Veja que utilizamos hífen para separar uma palavra da outra. Você também pode utilizar underline, mas nunca deixar espaços em branco.

 

4 – URL amigável

É como sua URL deverá ficar com as palavras-chave nela. A Loja Integrada, por exemplo, já faz isso automaticamente quando você digital o título do produto. Coloque sempre a palavra-chave na URL.

 

5 – Título da página

Nem sempre o título da página é igual ao título do produto. Título da página aparecerá para quem achar sua página pelo Google. Portanto, capriche e, mais uma vez, não esqueça da palavra-chave.

Ex: Lindo Body Infantil do Mickey para arrasar no Carnaval

Capriche nos títulos de SEO para loja virtual!

 

6 – Meta description

Trata-se da descrição que aparecerá abaixo do título, no Google. No final de 2017 tivemos uma importante atualização nesta parte, onde agora podemos escrever descrições com até 320 caracteres (antes, eram somente 160).

 

7 – Categorias e Sub-categorias

O Google analisa também o caminho em que seus produtos estão. Crie categorias para mostrar ao visitante o que cada produto representa.

Ex:
Menino – Categoria Pai
Body – Categoria Secundária
Carnaval – Categoria Terciária

 

8 – SEO nas categorias

Não basta fazer todo o processo somente nos produtos. Quando você criar uma categoria, repita todo o processo colocando título, descrição diferente para cada uma delas.

 

9 – Obtenha links para seu site

Quando outros sites indicam sua loja virtual com links para ela, o Google entende que estão fazendo uma boa referência para você. Quanto mais referências externas – e de sites com bastante visitas e reputação – melhor será a “nota” que o Google dará na pontuação de definição de posicionamento nas buscas.

Peça para amigos e contatos colocarem links para seu site.

 

10 – Loja Virtual responsiva

o termo “responsivo” trata-se de como sua loja se comportará quando alguém visitá-la no tablet, notebook, smartphone, desktop. Será que sua loja virtual tem boa navegabilidade e o visitante onde o visitante não precisará dar zoom para ver as coisas? Normalmente plataformas de aluguel de lojas já possuem essa tecnologia, mas fique atenta! Teste seu site em diferentes celulares e tablets.

 

11 – ALT nas imagens: não se esqueça no SEO para loja virtual

“ALT” significa o título alternativo caso sua imagem não carregue no navegador, por alguma razão. Em algumas plataformas há um campo específico para isto. Se você inseriu uma imagem que mostra um sapato verde, coloque no alt “sapato verde infantil”.

 

12 – Redes Sociais

Sempre inclua interações sociais nos produtos, como comentários do Facebook, botões de compartilhamento, descrição do produto em vídeo, no Youtube para que as pessoas compartilhem e gerem mais tráfego orgânico.

 

13 – Ative um certificado SSL

O Google passou a ser bem rigoroso em páginas não-seguras. O certificado SSL é um certificado de segurança que garante que os dados dos usuários serão em criptografados, dando maior segurança nas compras. Algumas plataformas, como a Loja Integrada já possuem gratuitamente este certificado para os clientes.

 

14 – Crie um blog para sua loja virtual

Quanto mais palavras-chave apontando para seu produto, melhor. Se você já esgotou as possibilidades de inserção na página de produto, com um blog, pode criar diversos artigos sobre o mesmo produto, aumentando a visibilidade daquela palavra para o Google.

 

15 – Permita que os compradores deixem avaliações

Plataformas como a TrustVox  oferecem a possibilidade dos compradores avaliarem o produto que receberam. Isso torna seu negócio mais confiável para outros possíveis compradores.

 

Dá trabalho fazer SEO para loja virtual? Dá sim!

Mas como dissemos, tudo isso fará sentido quando você começar analisar os resultados de visitas orgânicas que sua loja virtual terá ao longo do tempo. Se você não tiver tempo para fazer toda essa mudança em sua loja, contrate uma agência especializada no assunto.

Dica: quanto antes você fizer esse trabalho, melhor para você. Imagine começar sua loja com 100 produtos. Agora veja se depois de anos você precisar fazer o trabalho de SEO para loja virtual com 2000 produtos?

Agora, coloque a mão na massa e fiquem ligados nas próximas #pilulasdevendas