Você sabe o que é hackathon? Ao pé da letra, Hackathon significa “maratona de programação”. O termo é uma combinação das palavras “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Ficou conhecido entre startaps, desde seu surgimento, em 1999, como um evento interno onde empresas reúnem programadores, designer e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software ou de novos negócios onde todos os “participantes” se reúnem durante um ou mais dias em um local longe de tudo e todos. Neste post vamos mostrar porque você deveria fazer um hackathon em sua empresa. Pode até ser dentro do seu escritório, mas o foco é que não pensem e façam nada além do objetivo que é lançar ideias para o projeto do hackathon.

O hackthon é uma evolução natural do brainstorming não só no mundo da tecnologia, entre programadores e designers, mas vêm sendo adotada por qualquer tipo de negócios, pois é um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação de uma forma descontraída e com foco em resultados estratégicos, já que acelera ideias vindas de resoluções de problemas com a participação de pessoas que vivenciam dia a dia e conhecem mais do que ninguém suas “dores” de negócios.

Diversas empresas no Brasil e no mundo adotaram o modelo e vêm criando seus hackatons regados de muita pizza, cerveja e descontração. Isso mesmo! Imagine só dezenas de funcionários iniciando o evento 20h de um dia, virando a noite discutindo ideias, em um clima leve e solto, sem medo de errar e sem barreiras para que entre tantas “ideias” todos possam pegar as melhores partes e juntos irem desenvolvendo algo inovador. São dezenas de cabeças pensantes discutindo em uma sala fechada qual será seu próximo projeto expetacular. É claro que para aguentar passar a noite acordados e sem perder a empolgação, tem que haver muita cafeína, cerveja, pizza e outras guloseimas.

É um clima muito informal, como se você estivesse em uma “festinha” particular com seus colegas de trabalho discutindo ideias que não são faladas durante o expediente. Sabe aquela ideia que você achava maluca ou tinha vergonha de dizer para seu chefe? Pois é esta mesmo que você deve lançar na roda do hackathon. Pode ser maluca para você, mas quando outras pessoas ouvem, poderão desenvolvê-la e aperfeiçoar seu início de pensamento.

Nos hackathons, os participantes têm a oportunidade de participar com ideias que resultam até em prêmios! Qual diretor não gostaria de ouvir uma boa ideia, vinda de um colaborador e que resultará em um lucro alto no futuro?

Pessoas interagindo no hackathon
Porque você deveria fazer um hackathon em sua empresa?

Se você sempre se queixa que te falta tempo no dia para pensar em novos projetos, o hackathon pode ser a melhor saída para isso. Convide funcionários e até amigos próximos para participarem de um “corujão”, após expediente, de uma sexta para sábado ou até durante a semana, monte uma sala com pufes, lousa, papéis para rabiscar, coloque uma música animada, comidas, bebidas e bastante café para passarem uma madrugada desenvolvendo novas ideias e melhorando suas estratégias atuais.

Até o famoso programa Big Brother Brasil possui seu próprio hackathon, onde reúne dezenas de convidados em uma “maratona” de 30 horas para o desenvolvimento das suas próximas edições do programa. Nela, os jovens criam, projetam e colocam para rodas um serviço conectado a ideias que resultam a novos formatos para o programa. Em 2017 o hackathon do Big Brother chegou a sua terceira edição e foi realizado dentro da “casa mais famosa do Brasil” durante um sábado do mês de maio. O “evento” foi transmitido pelo G1 e rolou até uma competição entre os participantes, onde os vencedores ganharam uma viagem de três dias pelo Vale do Silício, o maior polo de tecnologia do mundo, localizado na Califórnia.

No hackathon os participantes tem a chance de participar de forma colaborativa, trabalhando em equipe em um ambiente muito mais solto e maleável do que de costume. É um ambiente para descobrir soluções de problemas, trazer novas ideias para novos negócios e integrar equipes. São pessoas apaixonadas pelo o que fazem, que vestem a camisa e que querem fazer um mundo melhor com duas ideias.